Reitora participa do encerramento da Jornada de Agroecologia

Gilberto Carvalho participou do encerramento da Jornada

Agência UEL

A reitora em exercício da UEL, professora Berenice Quinzani Jordão participou do encerramento da 10ª Jornada de Agroecologia, promovida pela organização internacional Via Campesina, que reuniu neste último final de semana, no Campus da UEL, convidados como João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Pat Mooney, da ONG canadense ETC Group, além de Aleida Guevara, filha do líder da Revolução Cubana, Che Guevara. Também esteve presente no evento o secretário Geral da Presidência da República, o londrinense Gilberto Carvalho.

Para a professora do Departamento de Serviço Social da UEL e assessora da Proplan, Márcia Lopez, o evento superou as expectativas, uma vez que recebeu mais de 4 mil participantes. Ela lembra que há dez anos, este mesmo evento no Paraná reuniu 300 pessoas. “A jornada se tornou internacional, com participantes de sete estados brasileiros e de vários países”, ressalta.

As dezenas de participantes, agricultores, representantes de entidades e instituições que seguem os princípios da agroecologia formavam delegações de diversas regiões do estado e do país, inclusive do Paraguai, Bolívia e Haiti. A professora também destaca a qualidade das oficinas e paineis que abordavam a questão da agricultura familiar e da produção agrícola sustentável. “A agricultura familiar é uma opção de produção e geração de renda que garante a permanências das famílias na terra”, acrescenta.

Com o tema “Terra livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos”, o objetivo da jornada é discutir o modelo da agricultura familiar e camponesa, bem como aprimorar técnicas sustentáveis e cooperativas para o setor, além de valorizar a cultura popular do campo, e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento econômico e social. Durante o evento também aconteceu a Feira dos Produtos da Reforma Agrária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil