UEL só tem mais dois dias de trabalho em Careiro da Várzea

Mais duas comunidades, além da sede do município, já foram atendidas essa semana: Miracauera e Botafogo. Hoje partimos para Curari, uma das comunidades mais distantes – são quase duas horas de distância da sede. Como na maioria dos dias, uma parte do grupo ficará para trabalhar em outro lugar. Desta vez, ocorrerá visitas a pescadores que criam peixes em tanques, uma atividade comum aqui nesta região de várzea no Amazonas.

Como nossa área, ação B, tem o foco em Comunicação, Tecnologia e Produção, Trabalho e Meio Ambiente; as visitas aos produtores da zona rural tem sido as atividades mais atrativas para maioria de nós. É o caso da Helena (Ciências Biológicas) que está trabalhando com os piscicultores, da Deborah (Agronomia) e dos estudantes de Medicina Veterinária, Alessandro e da Bianca.

Não é o meu caso, que estou trabalhando com a Comunicação do município por meio da inclusão digital. Como Careiro da Várzea não tem rádio, emissora de televisão, nem mesmo um diário impresso; o foco está sendo na comunicação via internet. Há pouco tempo, a prefeitura implantou o projeto de internet sem fio na praça da sede do município. A conexão ainda será disponibilizada para todos; por enquanto está limitada.

O Rodolfo e a Ana Camila, de Geografia, trabalham com foco no meio ambiente e a Walkiria, de Administração, com empreendedorismo e economia solidária junto ao professor Sinival. Mesmo com as diversas áreas, quase todos enfrentamos dificuldades em atingir nossos públicos alvos, por problemas na divulgação e de falta de interesse. Por isso, muitas vezes, adaptamos o que faríamos e vamos até eles, mesmo batendo de casa em casa, ou de propriedade em propriedade, para conversar com eles.

Só faltam dois dias de trabalho e começa a bater o desespero de não querer embora de Careiro da Várzea. É claro que há a saudade de casa e de Londrina, mas todos aqui concordam que mais alguns dias para trabalhar aqui seriam mais do que bem-vindos! A programação do Ministério da Defesa é levar a gente para Manaus na sexta-feira de manhã.

SELVA!

Por Fernanda Cavassana
(Estudante de Comunicação da UEL, em Careiro da Várzea - AM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil