Pró-reitor de Extensão de universidade argentina visita a UEL


O pró-reitor de extensão da Universidade Nacional de Rosário (UNR), da Argentina, e Engenheiro Agrônomo, Juan Manuel Medina visitou a Pró-reitoria de Extensão (Proex) na manhã desta segunda-feira, (10/10). Ele foi recebido pelo pró-reitor em exercício, Gilberto Hildebrando, e pela diretora de Acompanhamento Administrativo, Cristiane Medina. Também participaram da reunião os estudantes de Agronomia, representando seu centro acadêmico e uma estudante da UNR, que desde agosto está participando de aulas no Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Foram apresentadas ao professor as estruturas da Proex, bem como o funcionamento dos projetos e eventos de extensão promovidos pela universidade. Além de programas importantes como o “Universidade Sem Fronteiras”, que apóiam a extensão universitária no Paraná. Na reunião, foram constatados programas semelhantes realizados nas duas instituições, como o UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade da UEL, que segue os mesmos parâmetros de projetos voltados à terceira idade na UNR.

O Departamento de Agronomia mantém convênio com universidades há anos para o intercâmbio de estudantes. Um dos exemplos mais antigos e de sucesso é o convênio com a França, que desde 1996 garante a troca de estudantes e experiências acadêmicas. Há três anos, o departamento faz parte de um programa de mobilidade de acadêmicos do Mercosul, como a Universidade Nacional de Rosário.

Segundo engenheiro agrônomo Juan Medina, enquanto representante da extensão, “é muito importante conhecermos as universidades que recebem nossos alunos e também criar novas relações de intercâmbios e projetos entre as universidades”. Também informou a pretensão de ir a Porto Alegre em novembro, onde será realizado o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), aproveitando para conhecer outras universidades brasileiras para tratar de convênios de intercâmbio não só de alunos, mas também de docentes. Por enquanto, a UEL e a UNR só realizaram a mobilidade de estudantes de Agronomia, mas pretende-se que isso seja ampliado para outros cursos.

Além da UEL, o Pró-reitor Juan Manuel Medina visitou a Embrapa - Soja e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em Londrina, a fim de conhecer seus laboratórios e ver de perto as pesquisas brasileiras. O pró-reitor também é professor na UNR, atuando na área de cultivos extensivos, especialmente das oleaginosas, soja e girassol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil