Operação Babaçu atende produtores rurais em Buriticupu


Do Maranhão / Guilherme Santana

As comunidades produtoras de leite em Buriticupu (MA) estão ganhando um reforço essa semana. Os rondonistas das Ciências Agrárias e Biológicas estão abordando na zona rural as boas práticas de ordenha, o tratamento biológico da água e o manejo e conservação do solo e da pastagem.

Durante a Operação Babaçu o grupo formado por estudantes de Biologia, Medicina Veterinária e Agronomia atenderão cerca de trinta comunidades rurais desenvolvendo oficinas e palestras sobre a qualidade da produção de leite, manejo e conservação do solo e pragas na pastagem. As visitas acontecem todos os dias e atraem os assentados próximos aos locais da ação, aumentando ainda mais o público atendido.

Outro foco abordado é a gestão hídrica e qualidade da água na propriedade rural (caixas d’água, poços, rios, cisternas, entre outros), a conscientização ambiental, as doenças transmitidas pela água e o tratamento artesanal. Faz parte da ação também a distribuição de materiais didáticos para que os produtores rurais possam aplicar em suas propriedades a maneira mais ecológica de revitalizar a água.

Esta ação conta ainda com o apoio da Secretaria de Agricultura de Buriticupu e as professoras da Medicina Veterinária da UEL Roberta Freire e Vanerli Beloti, que cederam o material para o desenvolvimento das oficinas com as comunidades produtoras de leite. A Operação Babaçu em Buriticupu é realizada pelas equipes da UEL e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Foto: Bruna Seco


Comentários

  1. Alô, pessoal!
    O RONDON é um momento inesquecível pra vida do graduando. Aproveitem, aprendam e ensinem!
    Guilherme, manda ver na comunicação!
    Bjo pra Carmen e pros da INTES!!

    Otávio Ávila (rondonista UEL - Oepração Carajás 2011)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil