Povoado em Buriticupu ganha dia exclusivo de ações do Projeto Rondon


Do Maranhão / Guilherme Santana

O povoado de Segundo Núcleo, pertencente a Buriticupu, recebe neste sábado, dia 28, a partir das 9h, ações dos estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A programação do Projeto Rondon neste dia será dedicada às necessidades do local, onde estão planejadas atividades distribuídas em cerca de 30 temas, para as mais de 1200 famílias.

A operação contará com um mutirão da saúde, que deve atrair o público para as palestras sobre ginástica terapêutica, DST e AIDS, diabetes e hipertensão, saúde bucal e avaliações nutricionais. Ainda dentro do tema dos cuidados com o corpo, será ministrada uma oficina sobre danças corais, que trabalham com coreografias acessíveis para quem não possui experiência.

Durante o dia será trabalhado a participação popular nos Conselhos Municipais, os direitos das mulheres quando se trata da violência doméstica e o direito dos idosos. Entram em discussão também o planejamento familiar e métodos para prevenção da gravidez de adolescentes e adultos.

Outros temas que compõe a programação são as oficinas de rádio comunitária e a possibilidade da instalação de uma rádio itinerante; a de padaria artesanal, que irá capacitar os interessados na produção de pães como fonte de renda; e ainda, a oficina de culinária com receitas mais saudáveis, como o brigadeiro de mandioca.

A área Ambiental se responsabilizará pelo tratamento da água, gerenciamento de resíduos, oficina prática de papel reciclável, e fertilização das hortas com a compostagem. Os produtores rurais da região receberão palestras quanto à construção de fossas sépticas econômicas, manutenção e conservação do solo, doenças transmitidas por produtos de origem animal, alternativas nutricionais para o gado e boas práticas de ordenha.

Enquanto os pais e os avós participam das oficinas, as crianças receberão atividade sobre conscientização ambiental com gincanas, apresentação de filmes, e confecção de brinquedos com material reciclável. A programação infantil segue ainda com oficinas de xadrez, atividades físicas e ações na área da saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil