Rondonistas da UEL realizam palestras e visitas domiciliares na primeira semana de atividades

Juntamente com equipe da Universidade Metodista de São Paulo, alunos desenvolveram diversas atividades para instruir a população de Marianópolis do Tocantins


Encerrou-se a primeira semana de ações da Operação Capim Dourado. Depois de muito trabalho, a equipe tirou a tarde do domingo para confraternizar e discutir sobre o que foi e o que não foi possível durante a realização das atividades da semana, já refletindo sobre a abordagem a ser utilizada na segunda metade da operação.

A dificuldade de atrair a população de Marianópolis do Tocantins para as palestras e oficinas tem sido o grande desafio da equipe. Durante a semana, cerca de cinco vinhetas de divulgação - produzidas pelas estudantes de Comunicação Social do grupo - foram veiculadas ao principal meio de informação da cidade: os carros de som.

Nas oficinas realizadas, os moradores puderam aprender formas de aproveitar melhor os alimentos e evitar desperdícios, estratégias administrativas para otimizar os negócios e controlar custos, postura correta ao utilizar a internet, destino certo de lixo e resíduos, noções de saúde bucal e vários outros assuntos de interesse e importância para a realidade local.

Confira o que cada rondonista da equipe da UEL realizou nessa etapa do projeto:

Aline de Oliveira – Geografia: trabalhou com recreação e conscientização das crianças e jovens em relação aos cuidados com o meio ambiente através de atividades interativas, pinturas, desenhos e bate-papos.

Daiani Braga – Administração: realizou oficinas nas áreas de educação, capacitação de professores, economia e administração e também auxiliou na recreação e conscientização das crianças e na divulgação das atividades.
Débora Fonseca – Agronomia: visitou propriedades rurais instruindo os produtores nos assuntos relacionados ao plantio de frutas e verduras, realizou oficinas sobre hortas domésticas e compostagem segundo instrução do professor Efraim Rodrigues Ph.D. (CCA). Também auxiliou na recreação das crianças por meio de atividades lúdicas.

Fabiano Bueno – Química: realizou teste de qualidade de água em diversos pontos da cidade de acordo com instruções dadas pela prof. Dra. Jacinta Sanchez Pelayo (CCB) e aluna Bruna Secco (Biologia), atuou juntamente com as crianças em atividades lúdicas, auxiliou em oficinas de saúde bucal e conscientização quanto às drogas. Também apresentou palestras sobre lixo e resíduos usando material elaborado segundo orientação dos professores Dra. Sonia Maria Nobre Gimenez (CCE) e Dr. João Carlos Alves (CCE).

Juliana Carraro – Administração: atendeu em suas oficinas o público ligado ao comércio local e a comunidade em geral, abordando temas como empreendedorismo, controle de custos, economia pessoal, associações e cooperativas e técnicas de venda.

Mariana Mortari – Comunicação Social - Jornalismo: conscientizou o público mais jovem em relação aos bons modos, postura e cuidados ao utilizar a internet e instigou a vontade de aprender um segundo idioma em atividade interativa utilizando a língua inglesa, além de fazer a cobertura e divulgação das demais atividades da equipe.

Ronan Colombo – Agronomia: visitou propriedades rurais, conversando com os produtores e auxiliando nas áreas de agricultura e pecuária, utilizando o material preparado de uma forma mais focada aos problemas encontrados durante os atendimentos pessoais. Também trabalhou com oficina de horta doméstica.

Viviane Saporiti – Medicina Veterinária: Realizou visitas em propriedades de produtores de leite instruindo sobre boas práticas na ordenha e doenças que afetam o leite segundo auxílio do aluno José Carlos Ribeiro (Med. Veterinária) e instrução da Prof. Dra. Carmen Hilst (CCA). Também participou de oficina sobre doenças endêmicas, na qual instruiu a população sobre os perigos da Leishmaniose utilizando instrução da prof. Dra. Roberta Lemos Freire (CCA).


Mariana Mortari
3º ano de Comunicação Social – Jornalismo – UEL
Equipe do Projeto Rondon em Marianópolis do Tocantins - TO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil