Voluntários recebem homenagem da UEL

Agência UEL

Os mais de 90 prestadores de serviços voluntários da UEL foram homenageados nesta segunda-feira (22) em reconhecimento à atividade não remunerada que desempenham em vários órgãos, como Rádio Educativa UEL FM, Hospital Universitário, Centro Odontológico, Centro de Educação Infantil (CEI) e Clínica Psicológica.

O serviço existe há mais de 20 anos, e ganhou em 2010 uma resolução regulamentando a atividade. Segundo as regras definidas pelo Conselho de Administração (CA), os prestadores de serviços voluntários podem atuar no máximo 20 horas semanais e as vagas são definidas pelos editais divulgados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no endereço www.uel.br/proex.

Os voluntários receberam certificados de reconhecimento e um troféu, confeccionado em peroba – a árvore símbolo da UEL. O serviço voluntário representa uma atividade desenvolvida estritamente com objetivo educacional ou científico. Na UEL os voluntários estão presentes em praticamente todos os setores. São professores, profissionais liberais aposentados e donas de casa que encontram no trabalho voluntário uma complementação pessoal.

Convidada a falar em nome dos homenageados, a professora Fernanda Jiran definiu a atividade voluntária como uma ação gratificante, que renova ideias e atitudes, uma vez que os voluntários são estimulados a estudar. 

"A alegria é realizar. O trabalho não se limita ao período ativo da pessoa, mas deve ser feito ao logo da vida, muitas vezes como hobby”, afirmou Fernanda, que há 19 anos produz e apresenta programas de música erudita na UEL FM. Para se ter uma ideia da produtividade da professora, atualmente ela apresenta os programas semanais “107 Clássicos”, “Brasil Camerístico” e “Para Gostar de Ópera”.

Para a reitora da UEL, Nádina Moreno, a dedicação dos prestadores de serviço voluntários significa imprimir qualidade em diversas atividades, beneficiando Centros de Estudos, Pró-Reitorias e diversas unidades. 

Além de homenagear os voluntários, a Proex lançou o jornal semestral Catavento, que divulgou personagens conhecidos da UEL, pelo trabalho voluntário realizado. O jornal tem o objetivo de dar visibilidade às ações e projetos da Pró-Reitoria.

Participaram da cerimônia, além da reitora, Nádina Moreno, a vice-reitora, Berenice Quinzani Jordão; a pró-reitora de Extensão, Cristianne Cordeiro do Nascimento, a diretora de Enfermagem do Hospital Universitário, Benedita Gonçales de Assis Ribeiro; a diretora do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Rosa Elisa Linhares, o diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Gilmar Altran; o prefeito do Campus, Teodósio da Silva e a diretora da Clínica Psicológica da UEL, professora Edmárcia Manfredini. 

Na sequência houve duas palestras sobre "A Experiência do Voluntariado", com Luzia Deliberador e Mildred Galvão. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil