UEL homenageia Casa de Apoio do HU

Agência UEL

A Associação dos Voluntários do Hospital Universitário de Londrina completa 35 anos de atividades na próxima quinta-feira (13) com a ampliação da campanha de apoio destinada aos servidores da UEL, que busca fortalecer o trabalho da instituição. O lançamento, com direito à festividade de aniversário, será nesta quinta, a partir das 10 horas, no Anfiteatro do HU. A cerimônia contará com a participação da reitora, Berenice Quinzani Jordão.

Fundada em novembro de 1979, a entidade sobrevive exclusivamente com doações e voluntariado. A casa foi criada inicialmente para atender renais crônicos, que necessitavam de hospedagem para o tratamento. A primeira sede própria foi adquirida em 1985, na Avenida Salgado Filho, o que obrigava pacientes e familiares a se deslocarem. Em novembro de 1998, por meio do trabalho voluntário e muitas promoções, a associação adquiriu a sede atual, na Rua Mitsuge Ohara, 151, no Conjunto do Café, nas proximidades do Hospital.

A entidade atende a cerca de 50 pessoas/mês. Segundo a presidente da entidade, Hezir Thomaz da Cruz, a expectativa dos voluntários é ampliar a arrecadação para poder adquirir um imóvel maior, com foco na ampliação da capacidade de atendimento. Existe ainda um projeto de prestar apoio a crianças com câncer.

Segundo a presidente, quem mais utiliza a Casa são familiares de bebês internados na UTI Neonatal, além de parentes de pessoas com queimaduras, que utilizam o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). “São pessoas de fora, que não conhecem a cidade e não têm parentes por aqui”, destaca ela.

Campanha

Além de participar do aniversário da Instituição, a diretoria da Casa de Apoio e a administração da UEL querem fortalecer a campanha interna direcionada a professores e Agentes Universitários para doações mensais espontâneas, por meio de desconto em folha de pagamento. Por mês são repassados à entidade cerca de R$ 800,00. Mas é preciso mais para garantir o pagamento da despesa fixa de água e luz, além do pagamento de uma funcionária, que cuida da limpeza e da alimentação dos hóspedes. Pela campanha, qualquer Agente Universitário pode colaborar, bastando acessar o formulário disponível no portal do servidor. Os interessados podem preencher o formulário e entregá-lo na PRORH. Os valores de doação são espontâneos, a partir de R$ 5,00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil