Estudantes de Odontologia atendem população de Londrina

Fonte: Agência UEL 

Em apenas três horas mais de 100 crianças foram atendidas

Professores, estudantes e residentes do curso de Odontologia, do CCS, estiveram nesta sexta-feira (1º), no Aterro do lago Igapó, para promover atendimento e atividades de higiene bucal dentro da programação da Caravana Bem Estar Global, da Rede Globo. Centenas de londrinenses compareceram ao local e receberam serviços gratuitos direcionados à promoção da saúde e qualidade de vida, e também participaram de shows e aulas com diferentes ritmos.

As atividades do grupo da UEL foram divididas em duas frentes. A primeira ofereceu orientação sobre higiene e saúde bucal, o uso correto do fio dental, além de escovação supervisionada de crianças e adultos. Esta atividade foi realizada por 10 alunos do curso, participantes do projeto de extensão "Saúde Bucal em Escolares", e orientados no local pelos professores Maura Higasi, Pablo Caldarelli e Maria Luiza Iwakura, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, além da colaboração da técnica de Saúde Bucal, Lirian Adriana Maria da Silva.

Convite foi feito pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná
Segundo o professor Pablo Caldarelli, em três horas de atividades foram realizados 100 atendimentos em crianças. "É bem importante um evento como este, porque causa impacto na cidade e divulga o nosso trabalho. É também um momento de inserção do trabalho dos estudantes na comunidade", apontou o professor.

A segunda frente de atendimento foi de prevenção de câncer bucal e avaliação de lesões na boca. A atividade foi coordenada pelos professores Fábio Ito e Ademar Takahama Junior, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, acompanhados de seis estudantes da Residência em Radiologia e dois estudantes do curso de Odontologia, integrantes do projeto de extensão "Ambulatório de Estomatologia". "Este é o tipo de atividade que agrega para todos. Uma iniciativa boa para a população e para Universidade", destacou Fábio Ito.

"Aqui temos contato com a população e servirmos como instrumento de ajuda", afirmou a estudante Letícia Otaviano, do 4º ano do curso. Para ela, participar de um evento como este é essencial para mostrar que "Odontologia não trata só dente". "Realizar atendimentos de prevenção de câncer bucal é importante, pois ajuda na identificação logo no estágio inicial, o que resulta em um tratamento menos invasivo", explicou a jovem.

A participação dos estudantes e professores no evento foi devido a um convite da Rede Globo feito ao Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR). O vice-presidente CRO-PR, Claudenir Rossato, professor aposentado da UEL, convidou professores da Universidade para colaborarem com a atividade. Segundo Rossato, o atendimento e a higiene bucal são fundamentais para a população, principalmente em um evento deste porte. "Não existe bem estar sem saúde bucal", finalizou.


A Caravana Bem Estar é iniciativa da Rede Globo, em parceria com o SESI. A temporada 2017 do Bem Estar Global passará ainda por Manaus (22 de setembro), Brasília (6 de outubro), Cuiabá (27 de outubro), Rio de Janeiro (10 de novembro) e Porto Alegre (15 de dezembro) . A cada edição, os apresentadores Fernando Rocha e Mariana Ferrão alternam a apresentação do Bem Estar, que é transmitida ao vivo. Este ano, o projeto concentra esforços na conscientização e combate à hipertensão, doença que afeta mais de 30 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil