Caminho para a universidade está na extensão

Sociólogo português Boaventura de Sousa Santos aponta interação 

com a sociedade como alternativa para o futuro


Fonte: UnB l Nair Rabelo 06/11/2017 l Fotos: Secom UnB

Grande público lotou o anfiteatro 9 do ICC para ouvir Boaventura de Sousa Santos.
Foto: Beto Monteiro

Em um anfiteatro lotado, estudantes, docentes e técnicos administrativos da Universidade de Brasília ouviram, na manhã desta segunda-feira (6), o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos traçar um diagnóstico da atual situação vivida pelo ensino superior público no Brasil e apontar saídas para a falta de amparo estatal sofrido pelas instituições.

“Para sobreviver, a universidade precisa fazer alianças", definiu o docente. "A instituição perdeu a aliança com as elites, mas ainda não conseguiu firmar laços com as classes populares, que ainda a veem com desconfiança. Para isso, decanatos de extensão são essenciais, integrando a população à academia", considerou. Segundo o sociólogo, a universidade do futuro precisa ser atuante, ter responsabilidade social e firmar acordos internacionais. Ele destacou ainda a necessidade de manter-se otimista. “Se não houver esperança, não há alternativa.”

O discurso foi parte da conferência Crise Global e consequências para Educação e Universidades Públicas: a defesa da Universidade e da Educação como justiça socialorganizada pelo Decanato de Extensão (DEX) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB. O rapper brasiliense GOG, que durante a Semana Universitária já havia ressaltado a importância da sintonia entre universidade e sociedade, participou do encontro.

A sociedade na academia: rapper GOG se apresentou antes da palestra de
 Boaventura de Sousa Santos. Foto: Beto Monteiro

A reitora Márcia Abrahão, o vice-reitor Enrique Huelva, as decanas do DEX, Olgamir Amancia, do DPO, Denise Imbroisi, do DPI, Maria Emília Walter, e o ex-reitor José Geraldo de Sousa estiveram presentes. A representante do DCE, Scarlett Rocha, e o professor do DEX Richard Santos compuseram a mesa. A ex-ministra da Igualdade Racial Nilma Lino Gomes, que foi anunciada como palestrante, não pôde comparecer.

DIVISOR DE ÁGUAS  Boaventura de Sousa Santos entende que a universidade, de modo geral, atravessa um momento de incerteza. Segundo o sociólogo, este estágio representa oportunidade de ampliar o acesso ao ensino e de "descolonizar o currículo", ou seja, distanciar a universidade de sua origem elitista. “A instituição pode se tornar democrática, universalizada, ou um negócio”, alertou.

Santos advoga a favor da pluralidade de autores e pensamentos, de forma a incluir saberes para além do que é tradicionalmente estudado na academia. Na avaliação dele, o conteúdo atual é, em grande parte, produzido por autores homens, brancos e europeus – muitos deles já mortos. "No mundo, as universidades públicas foram criadas pela elite para formar um determinado modelo de país", enunciou. "Destes ensinos elitistas e excludentes, advêm pensamentos que reforçam o capitalismo e o patriarcado, resultando na perpetuação de violências, como racismo, sexismo e feminicídio", prosseguiu. 

O palestrante observou ainda que, com o correr dos anos, a universidade tomou para si a função de formar mão de obra qualificada. Assim, a ideia da construção de país passou a perder relevância. “Não há mais interesse na formação de elites nacionais, mas globais, de forma a atender aos interesses do sistema econômico. Dessa forma, as universidades públicas deixam de ser interesse do projeto nacional”, disse.

Olgamir Amância (DEX), Scarlett Rocha (DCE), Boaventura de Sousa Santos
e Richard Santos (DEX) na conferência. Foto: Beto Monteiro

Dessa falta de vinculação e da crise econômica surgem o dilema da universidade pública: ela não interessa ao Estado e ao, mesmo tempo, é confrontada por pressões sociais para democratizar acesso e ensino.

Como resultado desse movimento, o que se vê é a descapitalização das universidades, para impedir que formem pessoas diversas com pensamento crítico. O próximo estágio, segundo o raciocínio de Boaventura de Sousa Santos, seria a privatização. 

A decana do DEX destacou a importância de debater a resistência da universidade pública federal diante de um cenário de redução de verba para as instituições de ensino superior.

O decanato articula atualmente, junto a Boaventura de Sousa Santos e a outras instituições, a criação do Programa Intercultural de Extensão, para intensificar ainda mais a chegada da Universidade a diferentes setores da sociedade, tendo em vista o fortalecimento acadêmico e o avanço da educação à comunidade. 

Boaventura de Sousa Santos, Márcia Abrahão, José Geraldo de Sousa e Olgamir Amancia 
em reunião sobre Programa Intercultural de Extensão, no Salão de Atos. Foto: Amália Gonçalves

A reitora Márcia Abrahão destacou o esforço da UnB em expandir o acesso, ressaltando ações, como a reabertura dos vestibulares indígena – que estava suspenso há cerca de quatro anos – e de educação no campo.

“Esse momento é importante para as universidades se organizarem”, observou, fazendo referência à ameaça de privatização e ao sufocamento imposto pelo teto orçamentário.

Na tarde desta segunda-feira (6), a reitora recebeu o sociólogo português no Salão de Atos da Reitoria, para aprofundar as possibilidades de atuação da Universidade de Brasília no desenvolvimento do Programa Intercultural de Extensão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil