POR EXTENSO continua com mostra sobre Boas Práticas da Extensão



O segundo dia da 6ª edição do POR EXTENSO começou com a mostra “Boas Práticas da Extensão”, no Auditório do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados), às 9 horas da manhã. Os professores Rovilson José da Silva, Vera Suguihiro, Ana Maria Bridi, Eliane Paulino e Paulo Victor Bezerra, todos da UEL, falaram sobre suas práticas extensionistas.

Durante a mostra, Suguihiro, do Departamento de Serviço Social, destacou a importância da Extensão universitária para a sociedade: “É na Extensão que temos domínio do nosso conhecimento para atender às demandas da população. Fazer Extensão é sair da zona de conforto”.

Durante a mostra, a Prof. Ana Maria Bridi apresentou seus
 trabalhos extensionistas junto a assentamentos da região

Às 11h30, também no Auditório, foi realizada uma mostra de produtos, com livros, CDs, cartilhas, vídeos, produzidos por meio de ações extensionistas. Entre as produções, livros sobre a Guerra do Contestado, do projeto de Pesquisa e Extensão “Vivenciar e agir sobre terras (in)contestáveis - observatório do centenário da Guerra do Contestado”; e CDS  do projeto “Música Criança”.

Durante a tarde, participantes de ações extensionistas apresentaram suas experiências por meio de comunicações orais e pôsteres, como o estudante de Ciências Sociais Juarez Barbosa, do projeto LEAFRO - Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros. Esta é a segunda vez que ele apresenta a iniciativa no Simpósio. Barbosa destaca a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. “Muitas pessoas ainda tem uma visão deturpada da Extensão, sendo que nós da área fazemos Pesquisa para levar à comunidade e escrevemos artigos, produzindo Ensino. O Ensino, a Pesquisa e a Extensão se complementam”, diz Barbosa.



O POR EXTENSO termina amanhã (01/11). Às 9 horas, no Auditório do CESA, o projeto "Música Criança" apresenta o espetáculo “Um Circo Diferente”. Às 9h30, será realizado o painel “A Indissociabilidade e as Fronteiras da Extensão”, com o Prof. Dr. Juan Manuel Medina, Secretário de Extensão da Universidad Nacional de Rosário, na Argentina; e o Prof. Dr. Daniel Pansarelli, da Universidade Federal do ABC, em São Bernardo (SP).  O Pró-reitor de Extensão da UEL, Gilberto Hildebrando, será o mediador. À tarde, o evento seguirá com mais apresentações orais.

SANGUE E ESPERANÇA
Durante os três dias de evento, é realizada na Biblioteca Central da UEL a Exposição “Sangue e Esperança: por uma arqueogeografia do Contestado, a guerra esquecida pelo Brasil”, do projeto “Vivenciar e agir sobre terras (in)contestáveis”. O Prof. Nilson Fraga desenvolve a iniciativa há mais de 20 anos, beneficiando cerca de 30 municípios entre o Paraná e Santa Catarina. A pesquisa envolve a região do Contestado, onde há 101 anos foi realizada a Guerra do Contestado.

Fotografias, artefatos históricos e objetos usados durante a Guerra estão na Exposição, que prossegue até o dia 08 de dezembro. O objetivo é aproximar a comunidade universitária desta página da história brasileira, por meio das atividades desenvolvidas pelo projeto.

Exposição Sangue e Esperança reúne fotografias, artefatos e objetos
utilizados na Guerra do Contestado / Foto: Agência UEL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil